DURANTE UM SHOW CATÓLICO REALIZADO EM VIGIA, ESTADO DO PARÁ, MAIS PRECISAMENTE NA BARRACA DA FESTIVIDADE DE NOSSA SENHORA DE NAZARÉ, NO CENTRO DA CIDADE. MARCOS PORTO, UM DOS MÚSICOS QUE PARTICIPAVAM DO EVENTO COMEMORATIVO SE SENTIU INQUIETO DEVIDO A ALGUMAS ATITUDES DE PESSOAS QUE FREQUENTAVAM AQUELE AMBIENTE, E ACABOU SE RETIRANDO DO LOCAL.
O FATO OCORRIDO FOI RELATADO PELO MÚSICO APÓS ALGUNS ANOS AOS CRIADORES DESTE BLOG, ACOMPANHE AGORA OS RELATOS DE MARCOS PORTO SOBRE ESSE ESTRANHO CASO OCORRIDO NA IGREJA MADRE DE DEUS, A IGREJA MATRIZ DE VIGIA.
“EU ESTAVA PARTICIPANDO DO EVENTO, E NESSE DIA FORAM CONVIDADOS VÁRIOS GRUPOS DE MÚSICA DA CIDADE, MAS COMECEI A SENTIR-ME MAL POR VER QUE MUITOS DOS QUE ESTAVAM ALI PRESENTES SE COMPORTAVAM DE UMA MANEIRA QUE ACHEI INADEQUADA PARA O MOMENTO EM QUESTÃO, ENTÃO ACABEI POR DESLIGAR MEU INSTRUMENTO E ME RETIREI DO LOCAL, MAS NO MOMENTO EM QUE CRUZAVA A PRAÇA DA IGREJA HAVIA UMA SENHORA BEM EM FRENTE À POTA PRINCIPAL DA IGREJA.
ELA ME CHAMOU E PERGUNTOU SE EU SABIA COM QUEM ELA PODERIA FALAR PARA ABRIR A IGREJA, QUANDO PERGUNTEI A ELA O MOTIVO, RESPONDEU QUE HAVIA UMA CRIANÇA PRESA LÁ DENTRO E PEDIU PRA EU OLHAR PELO BURACO DA FECHADURA, QUANDO OLHEI ATRAVÉS DA PORTA, COM A AJUDA DA LUZ DE UMA LÂMPADA QUE SE ENCONTRA NO ALTAR DA IGREJA, CONSEGUI AVISTAR QUE REALMENTE HAVIA ALGUÉM PRESO DENTRO DO SALÃO PRINCIPAL DA MATRIZ DE VIGIA. COMECEI A CHAMAR A CRIANÇA E A MULHER INTERFERIU E ME DISSE QUE O NOME DELE ERA TIAGO.
DEPOIS QUE VI QUE TINHA MESMO ALGUÉM DENTRO DA IGREJA, VOLTEI IMEDIATAMENTE AO LOCAL DO SHOW E FALEI COM O RESPONSÁVEL PARA INTERROMPER O EVENTO POR UM MOMENTO, ENTÃO ELE ME PERGUNTOU O MOTIVO PRA ELE FAZER AQUILO, E QUANDO DISSE A ELE, OUTRAS PESSOAS OUVIRAM E ABANDONARAM O LOCAL DO SHOW E FORAM QUASE CORRENDO EM DIREÇÃO A PRAÇA DA MATRIZ.
LOGO QUE CHEGOU NO LOCAL, UM DOS JOVENS CORREU PARA A RUA QUE PASSA AO LADO DA IGREJA E LOGO AFIRMOU TER OUVIDO O SOM DE ALGUÉM CORRENDO NAQUELE CORREDOR, E DISSE QUE TINHA ALGUÉM ALI, NESSE MOMENTO TODOS VOLTARAM A ATENÇÃO NAQUELA DIREÇÃO, SÓ DEIXANDO DE LADO QUANDO UMA OUTRA PESSOA OUVIU A “ANGÚSTIA DE TIAGO” NO SALÃO QUE FICA NA PARTE SUPERIOR DA IGREJA, MAS TALVEZ POR CONTA DA AFLIÇÃO EM RESGATAR O MENINO DO INTERIOR DA IGREJA, NINGUÉM SE DAVA CONTA DE QUE A TODAS AS ÁREAS DA IGREJA SÃO ISOLADAS UMAS DAS OUTRAS PELAS GRANDES PORTAS TRANCADAS POR FECHADURAS DA ÉPOCA DE SUA CONSTRUÇÃO E POR CORRENTES E CADEADOS, TODAS VEZES QUE NÃO ESTÃO HAVENDO CELEBRAÇÕES ALI.
DEPOIS DISSO ALGUÉM AINDA VIU PELA FECHADURA QUE ALGUÉM PASSAVA CORRENDO DENTRO DO SALÃO PRINCIPAL, JÁ SE PASSAVAM VÁRIOS MINUTOS DE QUASE DESESPERO POR PARTE DE ALGUMAS PESSOAS QUE ESTAVAM TENTANDO SEM SUCESSO MANTER ALGUM TIPO DE CONTATO COM A CRIANÇA PRESA NAQUELE RECINTO RELIGIOSO,ENTÃO PEDIRAM A UM DOS JOVENS PRESENTES , PARA IR ATÉ A CASA DO SACRISTÃO DAQUELA IGREJA, POIS SÓ ASSIM PODERIAM RESGATAR TIAGO DA ANGUSTIANTE “PRISÃO” NA PENUMBRA DAQUELE LOCAL.
PASSADOS MAIS ALGUNS MINUTOS CONSEGUIRAM LOCALIZAR E CONDUZIR O SACRISTÃO ATÉ A IGREJA, QUE DEPOIS DE ABERTA E TENDO TODAS AS SUA LUZES RELIGADAS, FOI TOMADA QUASE DE IMEDIATO PELA PEQUENA MULTIDÃO FORMADA DESDE O INÍCIO DO ACONTECIMENTO. TALVEZ PELA ANSIEDADE DE ENCONTRAR A CRIANÇA ACABARAM SE DIVIDINDO EM GRUPOS QUE AGORA CORRIAM DESORDENADOS PARA ONDE JULGAVAM TER OUVIDO OS SUPLÍCIOS DO MENINO, MAS PARA A SURPRESA DE TODOS, APÓS ALGUNS MINUTOS DE BUSCA INCESSANTE POR TODOS OS LADOS, VIERAM A CONSTATAR QUE A IGREJA ESTAVA COMPLETAMENTE VAZIA.
A PERPLEXIDADE TOMOU CONTA DE ALGUNS, MAS O MEDO ERA O SENTIMENTO DOMINANTE NAQUELE MOMENTO, POR QUE AGORA ELES ESTAVAM ALI, NO LUGAR EXATO ONDE HÁ TÃO POUCO ESPAÇO DE TEMPO HAVIAM PRESENCIADO COM TANTA CLAREZA A PRESENÇA DE ALGUÉM QUE AGORA SE TORNARA INEXISTENTE À VISÃO DELES.”
MAS OUTRO FATO ACABOU POR INTRIGAR TOTALMENTE AS PESSOA ENVOLVIDAS NESTE CASO, A MULHER QUE FOI VISTA NA PORTA DA IGREJA E QUE PEDIU AJUDA A MARCOS, SIMPLESMENTE DESAPARECEU E NÃO MAIS FOI VISTA POR NINGUÉM NAQUELA NOITE, E ATÉ OS DIAS DE HOJE SUA IDENTIDADE AINDA É UM MISTÉRIO ASSIM COMO TUDO O QUE FOI VISTO, OUVIDO E SENTIDO POR TODOS OS QUE SE FAZIAM PRESENTES NA IGREJA MADRE DE DEUS NAQUELA NOITE.